BOSTON CELTICS

O boston Celtics, juntamente com o Los Angeles Lakers, é o atual maior campeão da NBA.
O Boston Celtics é uma franquia de basquetebol filiada à National Basketball Association (NBA) e situada na cidade de Boston, no estado americano de Massachusetts. Foi fundado em 6 de junho de 1946, é uma das únicas equipes que se mantém desde que foi criada.
É propriedadeda Boston Basketball Partners LCC e joga os seus jogos em casa no TD Banknorth Garden, dividindo o ginásio com o Boston Bruins da National Hockey League. É conhecido mundialmente por obter 17 títulos da NBA, o que o deixa como o maior vencedor da história da liga junto ao Los Angeles Lakers.

Apontada como uma das melhores equipes de basquetebol de todos os tempos, dominou de 1957 a 1969, quando conquistou 11 de 13 campeonatos (perdendo apenas em 1958, para o atual Atlanta Hawks e a edição de 1967 o Philadelphia 76ers, venceu o atual Golden State Warriors), com destaque para o período de 1959-1966, quando foi campeã oito vezes consecutivas, escrita que permanece até os dias de hoje como a maior sequência de títulos da história do esporte dentro dos Estados Unidos.
No Hall da Fama do Basquetebol, jogadores como Bill Russell, John Havlicek, Bob Cousy, Larry Bird e o treinador Red Auerbach fizeram história nos Celtics. Suas conquistas agrupadas somam um recorde de 795 vitórias e 397 derrotas na temporada regular. Foi um sucesso nos anos 80 com o famoso "Big Three" composto por Larry Bird, Kevin McHale e Robert Parish, parceria que rendeu três campeonatos.
O ultimo titulo da franquia veio Nas finais da NBA de 2008, os Celtics enfrentaram o temido o MVP Kobe Bryant e o Los Angeles Lakers pela 11ª vez, pela primeira vez desde 1987. Os Celtics venceram o jogo 1 em casa por 98-88, impulsionado pela forte atuação de Garnett. Eles também ganharam o jogo 2 por 108-102. No jogo 3 em Los Angeles, os Lakers venceram por 87-81.
No jogo 4, os Celtics ganharam por 97-91, a maior virada na história das finais da NBA. Os Lakers ganharam o jogo 5 por 103-98, mandando a série de volta para Boston. No jogo 6, os Celtics dominaram os Lakers, vencendo por 131 a 92, conquistando seu 17º título na NBA, e primeiro desde 1986. Paul Pierce foi nomeado MVP de Final. Boston celtics campeão da NBA

Rivalidades históricas

Los Angeles Lakers

O Boston Celtics têm uma longa rivalidade com o Los Angeles Lakers, que é amplamente considerada como a maior rivalidade da liga. As equipes ganharam um combinado de 34 títulos da NBA. Em 1960, o Celtics enfrentou e derrotou o Lakers por seis vezes nas finais da NBA, apesar dos esforços de Jerry West e Elgin Baylor. A rivalidade foi renovada em 1980, quando Lakers e Celtics venceu 8 dos 9 títulos da NBA entre 1980-1988 (o Lakers venceu 5, enquanto o Celtics venceu 3). A rivalidade retornou quando eles se encontraram na Final da NBA de 2008.

Detroit Pistons

A rivalidade entre Celtics e o Detroit Pistons atingiu o auge nos anos 80, com jogadores como Larry Bird, Kevin McHale, Robert Parish, Isiah Thomas, Bill Laimbeer, Dennis Rodman e Joe Dumars. Estas equipas encontraram-se nos playoffs da NBA cinco vezes em 7 temporadas entre 1985 e 1991, com o Celtics a vencer em 1985 e 1987 e os Pistons em 1988, 1989 e 1990. Liderados por Paul Pierce, Kevin Garnett e Ray Allen nas finais da Conferência Leste de 2008, os Celtics derrotaram os Pistons para avançar para as finais da NBA, onde venceram os Lakers.

New York Knicks

A rivalidade entre Celtics e o New York Knicks vem da localização das equipes, ambas na divisão Atlantic da NBA. É uma das muitas rivalidades entre as equipes de Boston e Nova York. As duas franquias são as únicas duas franquias originais da NBA que permaneceram na mesma cidade durante sua existência. As equipes jogaram 475 jogos um contra o outro durante a temporada regular, com o Celtics vencendo 293 vezes. As duas equipes também se enfrentaram 61 vezes durante os playoffs, com o Celtics vencendo 34 vezes.

Philadelphia 76ers

O Celtics e o Philadelphia 76ers são as duas equipes que têm mais encontros nos Playoffs da NBA, jogando um contra o outro em 19 séries, das quais o Celtics ganhou 12. Os 76ers são considerados o maior rival do Celtics na Conferência Leste.
A rivalidade chegou ao seu auge quando Bill Russell e Wilt Chamberlain se enfrentaram de 1965 a 1968. Sua atuação resultaria no fato de o Celtics não vencer todas as finais da NBA nos anos 1960, quando o Sixers venceu em 1967.

LOS ANGELES LAKERS

logo dos Lakers

O Los Angeles Lakers é uma franquia e também um time de basquete da NBA (National Basketball Association) com sede em Los Angeles, Califórnia.
A equipe foi fundada em 1947, em Minneapolis, onde recebeu seu nome em alusão ao fato do estado de Minnesota ser conhecido como "Terra dos Mil Lagos", e venceu cinco títulos da liga antes de uma queda de público presente levar a uma relocação para Los Angeles em 1960. No fim dos anos 1970 e no começo dos anos 1980, a popularidade do Lakers cresceu, tornando-se uma das franquias de maior sucesso, além de ser a com maior número de títulos, 17. A equipe ainda conta com 56 aparições em playoffs, 33 títulos da Divisão do Pacífico e 31 títulos da Conferência Oeste.

Time dos lakers no começo


O Lakers é uma das franquias mais populares da NBA, e já teve em seu elenco grandes estrelas do basquetebol mundial como George Mikan, Slater Martin, Jerry West, Wilt Chamberlain, Elgin Baylor, Gail Goodrich, Kareem Abdul-Jabbar, Magic Johnson, James Worthy, Shaquille O'Neal, Kobe Bryant e LeBron James, além de grandes técnicos como John Kundla, Bill Sharman, Pat Riley e Phil Jackson.
O primeiro titulo dos lakers na NBA veio em 1949, com a união da BAA e NBL, nascendo então a NBA. A primeira temporada disputada (1949-50), contou com a participação de 17 franquias, separadas em três divisões. O Lakers ficou na divisão central, fez uma campanha de 51 vitórias e 17 derrotas e só perdeu um jogo em casa.
O time estava ainda mais forte, contava com um promissor trio: Vern Mikkelsen, considerado o primeiro ala de força da história da NBA e conhecido por sua defesa e sua grande resistência física - dos 800 jogos possíveis durante sua carreira, jogou 798; Slater Martin, um outro grande defensor, presente no hall da fama do Basquet; e o armador Bud Grant. Assim como na temporada anterior, o time foi para as finais, só que dessa vez enfrentando o Syracuse Nationals. O Nationals tinha o mando de quadra, mas o Lakers venceu o primeiro jogo da série com um tiro longo do armador reserva Bob Harrison. A série final, assim como no ano anterior, terminou em 6 jogos. time do lakers no começo

Lakers e o Showtime

No final dos anos 1970 e durante os anos 1980, o time contou com diversas estrelas no elenco, como Magic Johnson, James Worthy e Kareem Abdul-Jabbar. Sob o comando do vitorioso técnico Pat Riley, o time conquistou 5 campeonatos, sendo 2 desses, contra o grande rival Boston Celtics. Magic também conquistou 3 prêmios de MVP da temporada e Abdul-Jabbar assumiu o posto de maior cestinha da história da NBA e também conquistou 3 prêmios de MVP da temporada pela franquia.
Após a aposentadoria de Magic Johnson em 1991, o Lakers passou 7 anos sem lutar pelo título da NBA, mas com a chegada de um dos pivôs mais dominantes da época, Shaquille O'Neal, e o calouro Kobe Bryant em 1996, a equipe se fortaleceu e voltou a brigar na parte de cima. Com a chegada do técnico Phil Jackson em 1999, os Lakers venceram três títulos consecutivos (1999-2000, 2000-01 e 2001-02), liderados em quadra pela dupla Shaq & Kobe. Porém, as desavenças entre o time, principalmente entre Shaq e Kobe, somada a eliminação dos Lakers nos playoffs de 2003 e nas finais em 2004 levou a saída de Shaquille O'Neal para o Miami Heat.

Anos Difíceis

Phil Jackson saiu do Lakers em 2004, mas retornou no ano seguinte para comandar um time tecnicamente fraco, que ficaria fora dos Playoffs pela quinta vez na história da franquia na temporada 2004-05. Porém, o fracasso dessa temporada rendeu ao Lakers uma boa posição no Draft, selecionando Andrew Bynum, pivô que seria de grande valia na equipe.
Nas temporadas 2005-06 e 2006-07, o Lakers terminou em 7º no Oeste e foi eliminado no 1º round dos Playoffs pelo Phoenix Suns. E foi em 2006 que o Kobe Bryant anotou 81 pontos contra o Toronto Raptors, a maior pontuação em um único jogo da história da franquia e a 2º maior da história da NBA.

Retorno ao Topo

Em 2007, a equipe terminou a temporada regular liderando a Conferência Oeste e foi aos Playoffs como um dos favoritos ao título. Kobe Bryant foi eleito o MVP da temporada, mas perderam nas finais da NBA para o rival Boston Celtics.
Na temporada seguinte (2008-09), o Lakers fez novamente a melhor campanha do Oeste e nos Playoffs derrotou Jazz, Rockets e Nuggets, até chegar nas finais da NBA e vencer em 5 jogos contra o Orlando Magic, conquistando o 15º título da história da franquia.
Em 2009-10, o Lakers acabou terminando a temporada regular com a melhor campanha do Oeste pela terceira vez consecutiva. Encontrando novamente os rivais Celtics nas finais da NBA. Mas desta vez deu Lakers, vingando as finais de 2008 e conseguindo seu segundo título consecutivo.
O último titulo dos lakers veio esse ano, na temporada 19-20, se tornando o maior campeão e se igualando ao celtics como os maiores campões da NBA